sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

DESPEJO EM NOVA MUTUM

     Na manhã do ultimo dia 09/02/2010, aconteceu um despejo na Gleba Ribeirão Grande, mais especificamente no lote 40, onde foram retiradas do local por força de Liminar 09 (nove) familias Trabalhadoras Rurais oriundas da região de Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.
       Segundo o STTRNM, ocorreu vários fatores que levaram o Judiciário de Nova Mutum a espedir a Liminar, sendo primeiro deles, foi de não se atentar que aquele lote, fica numa região de terras Federais. O segundo, que foi uma oficiala de Justiça da 1ª Vara do Forum de Nova Mutum, no dia 17/10/2008, deu IMISSÂO DE POSSE ao INCRA, em cumprimento da Carta predatória nº 492/2008 ref. ao processo nº 2004.36.000226-4, ou seja os trabalhadores estavam no seu direito, ademais que tinham autorização expressa do INCRA para estarem ocupando a área. Terceira, foi protocolado a petição no dia 03/02/2010, 6 dias antes do cumprimento da Liminar, e essa petição não foi juntada ao processo. Petição essa que comprova, que a terra é realmente do INCRA, e este autoriza a entrada e permanência dos trabalhadores na referida área.       
      Então no dia 09/02/2010, foi cumprido a Liminar, com força excessiva por parte da policia, que com aproximadamente 30 homens armados acompanharam o oficial de justiça em cumprimento da Liminar, porem não deixaram que os trabalhadores entrassem em contato com seus familiares e sindicatos, para informarem da Ação, nem ao menos deixaram que os trabalhadores retirassem do local seus pequenos animais, colhessem sua plantação retirassem seus bens materiais, como telhas, madeiras, lonas. Um verdadeiro abuso, uma vez que após retirarem as familias, se viu de longe a fumaça, provavelmente queimaram tudo que ficou lá.
      O que também deixa indignado, foi a forma que esses trabalhadores foram tratados, uma senhora passou mal, pegaram-na, trouxeram até o corpo de bombeiros e a deixaram no hospital, sem ao menos perguntarem se tinha parentes, dinheiro e condição de depois voltar para sua casa.
    

Nenhum comentário: