segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

PROJETO DE LEI PREVÊ DIVISÃO DE LUCROS DE EMPRESÁRIOS E FUNCIONÁRIOS

08/02/2010
O Governo Federal estuda lei que torne obrigatório a divisão de lucros de empresários com funcionários. A proposta sobre a obrigatoriedade de divisão dos lucros foi apresentada durante o Fórum Social Mundial, pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e será discutida com os empresários e trabalhadores. Só depois disso, em dois ou três meses, irá para o congresso.
As centrais sindicais estão acompanhando a questão. Wagner Gomes, presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil, CTB defende a ideia, mas faz algumas ressalvas. "Nós somos favoráveis a esse projeto, mas não podemos confundir e nem misturar a obtenção do resultado com a reposição da inflação. São coisas separadas. Tem que ter reposição da inflação nos salários e mais a divisão do lucro das empresas. Afinal, os trabalhadores são a peça principal da geração do lucro de qualquer empresa", ressalta o dirigente.

Essa proposta faz parte de um conjunto de regras trabalhistas que o governo pretende alterar através de projetos de lei, ainda neste ano. O vice-presidente da CUT, José Luiz Feijó, destaca a inclusão dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. "Se muitos trabalhadores urbanos ainda não têm acesso à participação de lucros e resultados, para trabalhadores rurais essa dificuldade ainda é maior, na medida em que muitas vezes as relações de trabalho do setor são precárias. Ao existir obrigatoriedade de que lucros obtidos também sejam distribuídos com os trabalhadores, isso é bom para a economia brasileira, é bom para os trabalhadores e bom para o Brasil", afirma Feijó.

Se aprovado, o projeto de lei vai assegurar o beneficio a muitos trabalhadores, pois só os sindicatos mais atuantes conseguem incluir a divisão de lucros em acordos e convenções coletivas de trabalho.

Fonte: Suz

Nenhum comentário: