terça-feira, 17 de março de 2009

EMBRAPA SERÁ INSTALA EM MT


Agora é realidade, a Embrapa finalmente será instalada em Mato Grosso, mais especificamente no município de Sinop.

 

Essa é uma luta antiga na qual o deputado estadual Ademir Brunetto (PT) ingressou em novembro de 2006, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Barra do Bugres, para o lançamento de uma usina de Biodiesel.

 

Na ocasião o parlamentar que ainda não havia tomado posse como deputado estadual entregou uma carta ao Presidente Lula, na qual solicitou a instalação de uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Mato Grosso, justificando que o estado é o maior produtor de grãos do país, possuindo também o maior rebanho bovino do país e atende mais de 150.000 famílias no Programa de Agricultura Familiar.

 

Em janeiro de 2007, o parlamentar esteve no Palácio do Planalto e na oportunidade, reafirmou o anseio do povo mato-grossense. Dando andamento as negociações, diretores da Embrapa/Brasília, se reuniram no dia 22 de março do mesmo ano, com o deputado Brunetto e o então secretário de Projetos Estratégicos, Clóves Vetoratto, em Cuiabá. No encontro, ratificaram o desejo de estabelecer uma sede da Instituição em nosso estado.

 

Em junho daquele mesmo ano, foi criado um grupo de trabalho denominado Conselho Gestor-Embrapa/Governo de MT para dar maior agilidade ao processo. Esse grupo foi o responsável pela construção de um arranjo técnico institucional para a efetiva implantação da Embrapa em Mato Grosso, o qual foi composto por três técnicos da Embrapa e três do Governo do Estado. Na época, o governo do estado elaborou proposta de parceria para implantação da entidade.

 

Os técnicos retornaram a Cuiabá em 26 de agosto de 2007 e trataram da consolidação dos projetos em Mato Grosso.

 

O resultado desse esforço conjunto foi a assinatura do PAC-Embrapa no dia 23 de abril de 2008, onde o governo federal se comprometeu a investir no Estado para a instalação do Centro Tecnológico em Mato Grosso.

 

“O projeto “Programa de Aceleração do Crescimento – PAC – EMBRAPA”, prevê uma injeção de recursos na ordem de R$ 700 milhões estes, serão repassados nos próximos três anos para as áreas de pesquisas e extensão rural do país. Vale ressaltar que desse montante, R$ 264 milhões serão direcionados a 17 estados que compõem o Conselho Nacional de Sistemas Estaduais de Pesquisa onde, Mato Grosso será beneficiado com o Centro da Embrapa.”, destacou Leôncio Pinheiro, presidente da Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural - EMPAER – MT.

 

Ainda em 2008, diretores da Embrapa estiveram nas cidades de Sorriso e Sinop para realizar levantamento técnico e de viabilidade para decidir onde o centro de pesquisa seria instalado. Finalmente esse ano, foi decidido pela que o Centro será implantado no município de Sinop.

 

Segundo os diretores, Sinop defendeu que o centro fortalecerá a agricultura em mais de 30 cidades da região, além de pesquisar e fortalecer o setor florestal com assistência no reflorestamento ambiental.

 

Brunetto que já viajou a Brasília diversas vezes para dar prosseguimento nessa solicitação, e que acompanhou as reuniões que se desenrolaram no decorrer de todo o processo, diz-se muito satisfeito com o resultado dessa longa batalha. “Tenho uma grande participação na instalação da Embrapa em Mato Grosso e por essa razão me sinto responsável por essa conquista. Trata-se de uma luta antiga que travo mesmo antes de me tornar deputado estadual e finalmente estamos colhendo os frutos dos nossos esforços e trabalhos, Mato Grosso só tem a ganhar e a região norte tem muito a pedir e a oferecer com a chegada da Embrapa”, afirmou Brunetto.

 

Segundo Leôncio Pinheiro, Brunetto teve um papel significativo nas negociações para o Estado. “Nesse momento que se estabelece o programa de gestão de pesquisa para Mato Grosso, onde fomos contemplados com um Centro de Pesquisa e com recursos para revitalização em pesquisa agropecuária dentro do PAC/Embrapa, temos muito a celebrar e agradecer as pessoas que foram importantes para a concretização desse fato. Brunetto foi fundamental para a realização desse antigo sonho, pois desde o início esteve a presente nas negociações juntamente com o Senador Jonas Pinheiro e o Secretário de Projetos Estratégicos, Clóves Vetoratto - ambos falecidos.”

 

 

 





FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA DO DEPUTADO ESTADUAL ADEMIR BRUNETTO

Nenhum comentário: