sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

NEGOCIAÇÃO HORAS IN ITINERE RETROATIVAS

Na manhã de hoje 23/01/2009, o Sindicato realizou uma reunião com os trabalhadores do Grupo Vanguarda, da unidade Ideal Porc, para apresentar aos trabalhadores a proposta da empresa para o pagamento da Horas IN ITINERE referentes aos meses de junho a novembro de 2008, que conforme Acordo Coletivo firmado entre a Vanguarda do Brasil e o STTRNM, ficou estipulado um valor fixo aos trabalhadores que residem em Nova Mutum, e são transportados até a empresa.Ocorre que houve uma interpretação equivocada por parte de alguns diretores da empresa, e esta não pagou os valores que estavam no Acordo, pagando somente uma parte dos referidos valores.
Conforme Ficou acertado entre empresa e Sindicato no dia 11/12/2008, em uma mesa redonda no MTE/MT, a empresa pagará a todos os trabalhadores que tem esse direito, os valores Acordados no Acordo Coletivo Vigente, e os valores retroativos ela apresentou uma proposta ao sindicato na tarde do dia 22/01/2009, que pagaria o retroativo em 6 parcelas. Mas a proposta foi regeitada pelos trabalhadore, que fizeram uma Contra Proposta de que esses valores tem que ser pagos e 3 parcelas, não podendo a ultima ultrapassar o dia 5 de maio de 2009, conforme ata da reunião:

ATA DA REUNIÃO PARA DEFINIÇÃO SOBRE PROPOSTA DE PAGAMENTO DA DIFERENÇA DAS HORAS IN ITINERE REFERENTE AOS MESES 06 A 11 DE 2008

Aos dias 23 de janeiro de 2009, com inicio as 7:00 horas, no pátio da plataforma de entrada para os sítios da empresa Ideal Porc, pertencente a Vanguarda do Brasil, reuniram-se os diretores do STTRNM, Senhores Leandro Finkler – Presidente, Jorge Dalla Rosa – Secretário de Finanças, Administração e Assalariados, o Assessor Jurídico do STTRNM Senhor João A. Petenatti, e os trabalhadores da empresa Ideal Porc, para deliberarem sobre o pagamento da diferença das horas IN ITINERE referente aos meses 06 a 11 de 2008. O Presidente Leandro Finkler, deu inicio a reunião, apresentando os demais companheiros do Sindicato, agradeceu a presença de todos, e leu a Ata da Audiência feita no MTE, no dia 11/12/2008, onde a empresa se comprometeu a elaborar a proposta do pagamento das referidas horas em 10 dias. O presidente esclareceu a todos que tal fato não ocorreu, e que no dia 15/01/2009, diante do silencia da empresa, o sindicato elaborou o oficio 002/2009, dando um prazo de 5 dias. Passou os cinco dias, e no dia 22/01/09, mandou novamente um e-mail à empresa, cobrando a resposta. O presidente, então leu a proposta que a empresa protocolou no STTRNM no dia 22/01/2009 às 16h20min. A proposta da empresa, é que seja em 6 parcelas, tendo a seguinte redação: “a quantidade de parcelas futuramente pagas pela empregadora será igual ao número de meses retroativos devidos a cada colaborador”. O Presidente colocou então a proposta da empresa em votação. Os trabalhadores Rejeitaram a proposta da empresa. Diante da situação, o presidente solicitou uma contra proposta a fazer para a empresa. Após algumas sugestões, surgiu a proposta de que a empresa deverá efetuar o pagamento em 3 prestações iguais e consecutivas não podendo ultrapassar o mês de maio, ou seja a ultima parcela seja no máximo no dia 5 de maio de 2009, pois diante o Acordo Coletivo já previa esse pagamento, e não foi cumprido, sendo que não está sendo cobrado nem um acréscimo dos valores devidos. Após vários comentários dos trabalhadores, e sem outra proposta, o presidente colocou em votação, o qual foi aprovado por unanimidade pelos trabalhadores. Após isso, o presidente passou a palavra ao Dr. João A. Petenatti, para algumas explicações sobre o assunto. Após feito isso, o presidente agradeceu a presença de todos e encerou a reunião. Nada Mais havendo a ser tratado, encerra-se a presente Ata, assinado pelos diretores do STTRNM, tendo em anexo a lista de presença dos trabalhadores. Nova Mutum, Ideal Porc, 23 de janeiro de 2009.

Nenhum comentário: